A Terapia Holística é hoje a alternativa de tratamento de saúde que mais cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principalmente pela forma como essa terapia enfoca o ser humano e seus problemas. No trabalho holístico o ser humano não se resume apenas em um corpo físico, e sim visto como um complexo composto basicamente de uma individualidade inteligente (chamada de corpo emocional ou astral, alma ou espírito), um corpo energético, e um corpo físico, não podendo assim serem tratados individualmente. No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e ou emocionais. Assim sendo o tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas sim, busca detectar a origem do mal e trata-lo para que assim deixe de existir não só o mal mas também a causa que o provoca.
Fazendo uso das mais variadas técnicas de trabalhos naturais a terapia holística busca despertar na pessoa o auto equilíbrio corpóreo/psico/social através da correção e harmonização de seus próprios recursos físicos, emocionais e energéticos, transformando assim a desarmonia em saúde e autoconhecimento.
Dentre as técnicas mais divulgadas no Brasil estão: DO-IN, SHIATSU, YOGA, ACUPUNTURA, TAI-CHI-CHUAN, FLORAIS, REIKI, MASSAGEM BIOENERGÉTICA, dentre outras.
Com essas técnicas a terapia pode ajudar pessoas com stress físico e/ou emocional, dores nas costas, ombros, membros superiores e inferiores, ciático, ajuda ainda no combate e prevenção de problemas como ansiedade, insônia, depressão, TPM. Fazendo uso de vários métodos diferentes a terapia holistica pode detectar no corpo energético da pessoa alterações que estejam comprometendo o seu estado físico e/ou emocional, podendo aí auxilia-lo e orientá-lo nas correções necessárias para o seu reequilíbrio. É possível também através do emprego das mãos, com exames de apalpação dinâmica ou estática identificar desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais no corpo físico. Costuma-se dizer na terapia holística que o corpo fala mais do que a boca quando se trata de expor sobre dores e emoções.
É importante esclarecer que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta holístico não é doutor, por isso ele não “receita”, mas sim “recomenda”, ele nunca “diagnostica”, ele “avalia”, “analisa”, e nunca “doenças”, e sim “disfunções”, “desequilíbrios energéticos”, “predisposições”. Da mesma forma jamais usa “medicamentos” (que pressupões pela própria gênese da palavra, a existência de um médico), recomenda isto sim, “remédios naturais”, “essências”, “extratos”.
Um bom terapeuta nessa área não se forma com a simples leitura de um ou outro livro desta ou daquela técnica de trabalho, ou ainda com a freqüência em qualquer curso da matéria. Para se formar um bom terapeuta é necessário fazer cursos nas áreas especificas, muita leitura, muita pesquisa, muita pratica, e acima de tudo uma formação e uma conduta moral muito sólida. Somente assim o terapeuta saberá compreender o valor de servir e respeitar o próximo, e ajudar a evolução da humanidade que é o verdadeiro espírito do holismo. Por isso infelizmente temos ainda muitos terapeutas atuando nessa área sem o devido preparo.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
O que é terapia holística?
O termo holístico passou a ser mais utilizado na última década, quando o mundo ocidental começou a despertar para uma nova visão da existência humana e do mundo, entendendo haver uma integração entre tudo o que existe.
Holístico é um adjetivo que deriva de holismo, um substantivo que significa “tendência, que se supõe seja própria do Universo, a sintetizar unidades em totalidades organizadas (dicionário Aurélio)”.
A visão holística está presente, atualmente, em diversas áreas do saber, onde a visão de totalidade, de síntese e de interconexão se sobrepõe ao entendimento fragmentário.
Termos como empresariado holístico (aquele que entende que meio ambiente, qualidade de vida do empregador e do funcionário, e o lucro são elementos interdependentes e por um não pode se sobrepor ao outro) e educação holística (na qual as disciplinas são entendidas como interdependentes uma da outra), por exemplo, tornam-se cada vez mais utilizados. Dentro deste contexto, o termo terapias holísticas também começa a ganhar visibilidade, para definir e agrupar práticas terapêuticas que se enquadram na visão holística.
A terapia holística tem uma proposta de trabalho que considera a pessoa como uma totalidade em seus aspectos biofísico, psíquico, emocional, ambiental e energético. Busca equilibrar todos os aspectos do ser por meio de estímulos os mais naturais possíveis, com o objetivo de despertar os próprios recursos humanos para promover a auto-harmonização e a ampliação da consciência.
A pessoa submetida às práticas de terapia holística começa a aguçar sua sensibilidade para percepções de sua vida e a ser estimulada de maneira sutil a mudanças de atitude e de comportamento que levarão à maximização das oportunidades da vida e minimização das condições adversas.
As terapias holísticas são também chamadas de terapias complementares, uma vez que têm o objetivo de complementar ( e não substituir ) os métodos de tratamentos tradicionais já existentes no ocidente, sendo que os processos desencadeados por elas atuam diretamente na melhora das condições de saúde, dão um suporte para os tratamentos médicos tradicionais, auxiliam na prevenção de desequilíbrios e atuam na qualidade de vida de um modo geral.
Por isto, as terapias holísticas vêm sendo vistas, cada vez mais, não só como alternativas de tratamentos, mas também como preventivo até mesmo de doenças que, aparentemente, sejam de origem física; pois os padrões mentais, emocionais e energéticos que possam vir a gerar qualquer desequilíbrio são modificados, corrigidos e transmutados Na verdade, para os conceitos que envolvem as terapias holísticas, um problema de saúde nunca é originado em apenas um aspecto do ser.
Decisão
oi querida! na meditação de hoje está na pauta- " EU QUERO" O "PODER DA DECISÃO"
1- na mente... decidir a escolha e imaginar realizada.
2- não se deixar contaminar por qualquer negatividade
3- perseverar, crer na escolha
4- sentir no coração a decisão
5- manter mantras que alimenta e fortalece a decisão
6- unificar no chacra do coração a decisão pelo menos 3 vezes seguidas várias vezes por dia.
beijus!!! Lorenah estrazulas
CORAGEM
CORAGEM..
PARA ESCOLHER E DECIDIR MANTER A ESCOLHA É PRECISO MUITA CORAGEM
....POIS SABEMOS QUE NESSA DECISÃO ESTÁ CONTIDO O DESAFIO DE PAGAR O PREÇO
E NESSE PREÇO ESTÁ...DISCIPLINA, IDENTIFICAR UMA INTERFERÊNCIA, MANTER-SE ALERTA E ALEGRE
SABEMOS TAMBÉM QUE A GLÓRIA DA VITÓRIA É A MAIOR GRAÇA DESSA VIDA.
BEIJUS! msg enviada por minha amiga de decadas LORENAH ESTRAZULAS
Assinar:
Postagens (Atom)